.

.
“Acho maravilhoso perceber o quanto algumas vidas interagem com a nossa de um jeito tão mágico e bonito. Todo encontro que verdadeiramente nos toca é uma espécie de milagre num mundo de bilhões de seres humanos. Algumas pessoas a gente nem imaginava que existiam, mas, meu Deus, que agrado bom é para a alma descobrir que vivem...."

terça-feira, 13 de setembro de 2011




Tem gente que se desculpa por tudo, até por existir. Gente que só pede desculpas por  pura estratégia, para ganhar tempo, avançar no terreno do outro e ganhar a palavra final.

Mas tem gente que se arrepende do que fez, mais do que isso, gente que compreende suas próprias motivações e ações e percebe seus erros, passa a mão no telefone ou escreve um email dizendo: olha, estive pensando, não foi legal quando fiz isso ou disse aquilo assim assado. Isso é digno!

Às vezes acabamos perdendo o amigo e a piada porque passamos dos limites e achamos que o outro tem a obrigação de entender que tratava-se de uma brincadeira ou de um mau momento nosso, somente porque esse outro nos ama, é nosso amigo, pai ,mãe, irmão ou companheiro.

Não tem! O outro não tem obrigação de entender nada. Ele não está no mundo para atender nossas vontades, entender nossos erros, amansar nossas fomes, suscitar nossas crenças e nos doar afeto independentemente de.
Nem nós conseguimos aceitar alguns tropeços que damos, porque o outro teria que ter essa complacência?

Errar é humano, mas se desculpar é divino, no dicionário:
adj.1.De, ou proveniente de Deus.2. Encantador.

Se desculpar é divino, proveniente de Deus, porque nos faz entender que existe algo além de nós: o sentimento do outro, por exemplo.

Pedir desculpas não é se rebaixar, é admitir que erramos e que o outro existe. É uma arte!

Às vezes é preciso tempo! Só mesmo o tempo consegue nos mostrar que estávamos equivocados. Não importa. Não importa se passou um ano, dez anos, cinco meses:  sempre é tempo de pedir desculpas! Quando o tempo passa, tendemos a pensar: 'já faz tanto tempo, para que mexer nisso'? E acabamos não nos desculpando. Grande erro! Grande erro porque acabamos não esquecendo a falha cometida - ela fica ali zunindo o tempo todo em nossa mente e não sabemos se o outro ficou de fato machucado.

Pedir desculpas faz bem para quem escuta e para quem fala. Alivia. Desanuvia. Em alguns casos, pode ser um recomeço. E o melhor de tudo? Não tem efeito colateral!

Experimente!

9 comentários:

  1. "Me desculpe" constituem-se em duas palavrinhas mágicas que deveriam existir no livro da vida de todas as pessoas! Como é bom pedir e também receber um pedido destes!Sua postagem está linda
    Aline! Fiquei com saudades!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Fato! Isso cria uma coisa ótima: consciência limpa, e quando você tem a consciência limpa...já sabe né. ;)
    Super beijocas mocinha.

    ResponderExcluir
  3. Minha Amiga,

    Isto é uma arte, mas poucos artistas exercem tal função(risos), mas a verdade é que reconhecer que erramos é uma virtude, e cabe a nós nos desculparmos, as vezes não percebemos, mas um gesto, uma palavra inoportuna traz grandes sentimentos de mágoas,e pedir desculpas não é humilhante pra ninguém...é até admirável pra quem pratica esta arte..

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Creio que quando erramos o mínimo a se fazer é pedir desculpas...

    ResponderExcluir
  5. só se pode “Desculpar” alguém que de fato é “culpado”, mas o problema muitas vezes é fazer a pessoa enxergar a sua culpa, pois é impossível desculpar alguém que não se sente culpado.
    A culpa pesa, dói, entristece, dá medo, impõe castigo, pena, já o perdão está relacionado com o amor, pois redime o culpado, o perdão pode não necessariamente irá retirar a culpa, mas irá amar o culpado,sendo assim, o perdão aproxima o culpado da pessoa prejudicada, e não apenas retira a culpa do culpado, mas cria um vinculo de amor e misericórdia.
    O perdão aproxima, sem guardar rancor, magoas, pois é baseado em amor, e não em leis de justiça!


    bjus

    ResponderExcluir
  6. Olá minha querida amiga Aline!!!
    Belo texto minha amiga, adorei!!!
    Só o fato da pessoa admitir que errou já é meio caminho andado, quando se arrepende completa o ciclo e muitas das vezes fica mais feliz do que a pessoa que foi ofendida e recebeu o pedido de desculpas... o arrependimento é um grande ato de humildade e demonstração de sabedoria.
    Parabéns pela excelente postagem!!!
    Tenha uma linda noite e um dia maravilhoso!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  7. Reconhecer o erro somente é capaz aquele que possui desprendimento de alma.
    Mas por outro lado temos que tomar cuidado com as desculpas pedidas de forma superficialou muito cínicas, pois estas pessoas que fazem isto realmente são verdadeiros artistas.
    A desculpa tem que sair do coração e sempre para acrescentar algo em nossa VIDA e não simplesmente servir para puras artimanhas.
    São poucos os que verdadeiramente pedem desculpas.
    Seus textos são sempre ótimos,minha amiga!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!
    É isso, pedir desculpas liberta antes de tudo a quem pede.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Muito bem posto, Doce Aline!

    Existe uma dificuldade intrínseca de se encarar o pedido de desculpa como necessário. Muitos optam pelo olvidar ou preferem pagar o preço.

    Muito também esperam ser confrontados com o próprio erro, para aí sim, como último recurso, supostamente se redimir. Tal artifício, para mim é o pior, pois só corrobora que o indivíduo tem tal consciência mas só reconhecerá o erro se forçado, não entendendo que com isso o reconhecimento é tardio e desvalorizado, pois sua atitude pusilânime e egoísta o fez incapaz de ser justo.

    Ainda bem que temos a maior (e pior) desculpa para isso, não é? SOMOS HUMANOS...

    Lindo post, ótimo tema!

    Beijos em seu coração, Querida Amiga!

    ResponderExcluir