.

.
“Acho maravilhoso perceber o quanto algumas vidas interagem com a nossa de um jeito tão mágico e bonito. Todo encontro que verdadeiramente nos toca é uma espécie de milagre num mundo de bilhões de seres humanos. Algumas pessoas a gente nem imaginava que existiam, mas, meu Deus, que agrado bom é para a alma descobrir que vivem...."

quarta-feira, 31 de agosto de 2011


Extraído do filme "Harry e Sally"




"Frágil é a vida que corre por dentre nossas veias. E leva consigo os dias que correm. Dias inigualáveis. Únicos em si mesmos. Irreversíveis. A cada nascer do sol, um novo dia por vir. Um dia incerto. Indecifrável. Irresoluto. Imprevisível. Dia que passa. Corre. Voa. Dia que pode ser o primeiro. Mais um de nossos dias. Menos um. Ou o último ..."


domingo, 28 de agosto de 2011




"Sempre existe no mundo uma pessoa que espera a outra, seja no meio de um deserto, seja no meio das grandes cidades. E quando estas pessoas se cruzam, e seus olhos se encontram, todo o passado e todo o futuro perdem qualquer importância, e só existe aquele momento, e aquela certeza incrível de que todas as coisas debaixo do sol foram escritas pela mesma Mão."


(Paulo Coelho)


      A FITA MÉTRICA DO AMOR




Como se mede uma pessoa? Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Ela é enorme pra você quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado. É pequena pra você quando só pensa em si mesmo, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade.

Uma pessoa é gigante pra você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto. É pequena quando desvia do assunto.


Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma. Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.


Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas: será ela que mudou ou será que o amor é traiçoeiro nas suas medições? Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.


É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações. Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes.


Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande. É a sua sensibilidade sem tamanho.


 
Martha Medeiros

sábado, 27 de agosto de 2011



Estou com sede de mudanças,
mas não quero arrastar os móveis,
nem desentortar os quadros.
Quero desabitar meus hábitos.

 (Marla de Queiroz)

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

quinta-feira, 25 de agosto de 2011




"São os silêncios que fazem verdadeiras conversas entre amigos.
O que conta não é o que é dito, mas o que nunca é necessário dizer."


Margareth Lee Runbeck

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

  
               
     
- Ela é tão livre que um dia será presa.
- Presa por quê?
- Por excesso de liberdade.
- Mas essa liberdade é inocente?
- É. Até mesmo ingênua.
- Então por que a prisão?
- Porque a liberdade ofende.
  

(Clarice Lispector)

terça-feira, 23 de agosto de 2011




"Antes de começar o trabalho de mudar o mundo,
 de três voltas dentro de sua casa."

                     RE-AMAR



                                     Eu entro nesse barco, é só me pedir.
Nem precisa de jeito certo, só dizer e eu vou.
Faz tempo que quero ingressar nessa viagem, mas pra isso
preciso saber se você vai também. Porque sozinha, não vou.
Não tem como remar sozinha, eu ficaria girando
em torno de mim mesma.Mas olha, eu só entro nesse barco
se você prometer remar também!
Eu abandono tudo, história, passado, cicatrizes.
Mudo o visual, deixo o cabelo crescer, começo a comer direito,
vou todo dia pra academia. Mas você tem que prometer
que vai remar também, com vontade!


Eu desisto fácil, você sabe.
E talvez essa viagem não dure mais do que alguns minutos,
mas eu entro nesse barco, é só me pedir.
Perco o medo de dirigir só pra atravessar
o mundo pra te ver todo dia.
Mesmo se esse barco estiver furado eu vou, basta me pedir.
Mas a gente tem que afundar junto
e descobrir que é possível nadar junto.
Eu te ensino a nadar, juro!
Você tem que me prometer
que essa viagem não vai ser a toa,que vale a pena.
Que por você vale a pena.
Que por nós vale a pena.
Remar.
Re-amar.
Amar.

(Caio Fernando Abreu)

domingo, 21 de agosto de 2011


     Ah o julgamento...
      


Um dos exercícios mais praticados pela humanidade é o julgamento.
Julgamos o outro, baseados em nosso código de valores, nossas percepções
e naquilo que nossa imaginação cria a respeito de cada pessoa com a qual convivemos.

Ocorre que nem sempre esta avaliação se mostra correta e, por essa razão,
ao julgar corremos o risco de cometer equívocos e praticar injustiças.
O pior que pode acontecer quando julgamos alguém é, sem dúvida,
não levar em conta os sentimentos daquele que estamos criticando.

Por mais que não concordemos com as atitudes de uma pessoa,
não podemos nos esquecer de que elas são motivadas, de um modo geral, 
pelas suas emoções e que agindo de modo rígido e inflexível também estamos
nos deixando levar por nosso lado emocional.

Ame-as, aceite-as e, talvez, seu amor e respeito possa ajudá-las a mudar
muitas de suas fraquezas, muitas de suas falhas – porque o amor lhes dará
uma nova energia, um novo significado, uma nova força.
O amor lhes dará novas raízes para se erguerem contra os ventos fortes,
um sol quente, a chuva forte.


OSHO, The Transmission of the Lamp.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011





" ...acabou pensando nela como jamais imaginara que se pudesse pensar em alguém, presentindo-a onde não estava, desejando-a onde não podia estar, acordando de súbito com a sensação física de que ela o contemplava na escuridão enquanto ele dormia... de maneira que na tarde em que sentiu seus passos resolutos no tapete de folhas amarelas da pracinha custou a crer que não fosse outro embuste da sua fantasia."




 "E teve que mudar de rua para que não vissem as lágrimas que não podia mais reprimir, porque estas não eram desta noite, eram outras: as que trazia atravessada na garganta há cinqüenta e um anos, nove meses e quatro dias."



Gabriel Garcia Marques - O Amor nos Tempos do Cólera





"E basta fechar os olhos para naufragar outra vez
e cada vez mais fundo na tua boca."


(Caio F. Abreu - Anotações sobre um amor urbano) 







"O aperto? É excesso de bem querer."


(Jaya)




 "Não passam as dores, também não passam as alegrias. Tudo o que nos fez feliz ou infeliz serve pra montar o quebra-cabeça da nossa vida, um quebra-cabeça de cem mil peças. Aquela noite que você não conseguiu parar de chorar, aquele dia que você ficou caminhando sem saber para onde ir, aquele beijo cinematográfico que você recebeu, aquela visita surpresa que ela lhe fez, o parto do seu filho, a bronca do seu pai, a demissão injusta, o acidente que lhe deixou cicatrizes, tudo isso vai, aos pouquinhos, formando quem você é. Não há nenhuma peça que não se encaixe. Todas são aproveitáveis. Como são muitas, você pode esquecer de algumas, e a isso chamamos de "passou". Não passou. Está lá dentro, meio perdida, mas quando você menos esperar, ela será necessária para você completar o jogo e se enxergar por inteiro."


(Martha Medeiros)




"Não havíamos marcado hora, não havíamos marcado lugar. E, na infinita possibilidade de lugares, na infinita possibilidade de tempos, nossos tempos e nossos lugares coincidiram. E deu-se o encontro."






Rubem Alves




"Parabéns para você, que tem um sonho. Que não desiste, apesar do que falam. Que não se abala, apesar do medo. Que sente uma fraqueza interna, mas caminha com passos firmes. Que fica tonta, mas não desmaia. Que apesar de cada pedra no caminho, corre. Que reclama dos problemas, mas entende que a vida é feita deles. Que tenta entender o defeito alheio – e procura perceber os seus."





 

Clarissa Côrrea

quinta-feira, 18 de agosto de 2011



"É fácil amar o outro na mesa de bar, quando o papo é leve, o riso é farto, e o chope é gelado.
É fácil amar o outro nas férias de verão, no churrasco de domingo, nas festas agendadas no calendário do de vez em quando.
Difícil é amar quando o outro desaba. Quando não acredita em mais nada. E entende tudo errado. E paralisa. E se vitimiza. E perde o charme. O prazo. A identidade. A coerência. O rebolado.
Difícil amar quando o outro fica cada vez mais diferente do que habitualmente ele se mostra ou mais parecido com alguém que não aceitamos que ele esteja.
Difícil é permanecer ao seu lado quando parece que todos já foram embora. Quando as cortinas se abrem e ele não vê mais ninguém na plateia. Quando o seu pedido de ajuda, verbalizado ou não, exige que a gente saia do nosso egoísmo, do nosso sossego, da nossa rigidez, do nosso faz-de-conta, para caminhar humanamente ao seu encontro.
Difícil é amar quem não está se amando.
Mas esse talvez seja, sim, o tempo em que o outro mais precisa se sentir amado. Eu não acredito na existência de botões, alavancas, recursos afins, que façam as dores mais abissais desaparecerem, nos tempos mais devastadores, por pura mágica. Mas eu acredito na fé, na vontade essencial de transformação, no gesto aliado à vontade, e, especialmente, no amor que recebemos, nas temporadas difíceis, de quem não desiste da gente."




Ana Jácomo

quarta-feira, 17 de agosto de 2011


Deus tem sido muito bom comigo. Vezenquando, ele me sorri, brinca de acender céu e me fazer ouvir estrelas. Longe daquele Deus que eu tanto temi quando criança. Longe daquele Deus rancoroso que nos mostra o antigo testamento. Deus tem apaziguado meu caminho. Tem colocado mais flores que pedras.

Tenho pensado, nos últimos dias, em como Deus escolhe a dedo as pessoas que coloca perto da gente. E que, sem essas pessoas, as coisas seriam outras e a sorte, pequena. Tenho pensando, nos últimos dias, em como ele coloca uma luz, quando tudo parece não fazer sentido. Tenho aprendido muito. Tenho me enchido de luz. Tenho agradecido também, pelas coisas que alcancei, pelas mudas de sol postas no caminho, pelas gentes luzeiras e sorrisos bonitos. Tenho agradecido também pelas coisas feias que me atravancaram o caminho, mas que me tornaram mais forte e pronta pra enfrentar a vida. Tenho agradecido pelas ciladas do tempo, que só têm aumentado a minha fé e meu 'olhar com amor' para o mundo.

E, do meu jeito, tento retribuir da forma mais simples que sei: transbordando amor. Amor nas palavras, amor nos sorrisos, amor em tudo que eu faço, amor em tudo que eu vejo. Porque Amar, já é uma forma de prece.

Então, eu amo!


Desejo que não tenha tanta pressa, que tenha sabedoria para encontrar descanso e alimento nas coisas mais simples da vida. Que a cada manhã a sua coragem acorde bem juntinho de você, sorria pra você, e o convide para viverem uma história toda nova, apesar do cenário aparentemente costumeiro. Que tenha saúde no corpo, saúde na alma, saúde à beça.

Desejo que encontre maneiras para se fazer feliz no intervalo entre o instante em que cada dia acorda e o instante em que ele se deita pra dormir, porque a verdade é que a gente não sabe se tem outro dia. Que quanto mais passar a sua alma a limpo, mais descubra, mais desnude, mais partilhe, com medo cada vez menor, a beleza que desde sempre você é. Que se sinta livre e louco o bastante pra deixar a sua essência florir.

Não importa quanto tempo passe, não importa onde eu esteja, não importa onde esteja você, abra os olhos pra dentro e ouça: o meu coração estará dizendo esta mesma prece de amor para o seu. Amor incondicional, exatamente como neste instante. Não importa o quanto a gente mude, o quanto a distância aparente nos afastar, isto que sinto por você, eu sei, não muda nunca mais.


(Ana Jácomo... sempre fantástica, rs)


Você está vendo só?
tão simples cair na vida de alguém
mesmo que seja de mansinho,
de pouquinho em pouquinho
até nos encontrarmos inteiros,
mergulhados, envolvidos,
na vida do outro


passa mais perto,
passa beirando meu abismo,
anda sobre a linha que nos divide,
é um risco assumido,
mas é o caminho que se percorre
para de leve, muito leve,
entrar na minha vida.



(Cáh Morandi)

terça-feira, 16 de agosto de 2011



"As pessoas te pesam?
Não as carregue nos ombros
Leve-as no coração."


 Quando tudo nos parece dar errado
Acontecem coisas boas
Que não teriam acontecido
Se tudo tivesse dado certo.

Renato Russo

               "Se você prestar atenção
                você vai ver que as pessoas que mais te perdoaram
                são as que mais te amam,
                porque o amor não vive sem o perdão."

               (Pe. Fábio de Melo)

   
" E eu tenho vontade de segurar seu rosto e ordenar que você seja esperto e jamais me perca e seja feliz. E entenda que temos tudo o que duas pessoas precisam para ser feliz. A gente dá muitas risadas juntos. A gente admira o outro desde o dedinho do pé até onde cada um chegou sozinho. A gente acha que o mundo está maluco e sonha com sonos jamais despertados antes do meio-dia. A gente tem certeza de que nenhum perfume do mundo é melhor do que a nuca do outro no final do dia. A gente se reconheceu de longa data quando se viu pela primeira vez na vida..."


(Tati Bernardi)


... "eu continuo adorando essa história de estar por aqui. Grata, muito grata pela oportunidade preciosa. Grata, por cada vida que tocou a minha, porque a gente cresce, principalmente, é pelo toque dos encontros, não importa com que cara eles se mostrem. Viver dá trabalho e é também maravilhoso. Eu continuo entusiasmada com esse presente, que desembrulho devagar, com sorrisos e olhares que se renovam o tempo todo."

Ana Jácomo

segunda-feira, 15 de agosto de 2011


                            A vida tem a COR que você pinta.


                                                  Mário Bonatti 
 
 
 
"...porque o mundo apesar de redondo, tem muitas esquinas."
 
Caio Fernando Abreu

...e que cada esquina nos proporcione ótimas surpresas.


Ei, psiu, como é que você me vê? Estou tentando descobrir quem eu sou aí fora, aí onde você está. Ei, você! É, você mesmo! Gostaria de saber como é a visão fora de mim, essa visão aí que você tem quando me olha. Custa me dizer? Talvez assim, sabendo como você me vê, eu possa descobrir quem eu sou aqui dentro, aqui onde só vejo Você.

Maíra Viana


"Nada de mal me aconteceria, tinha certeza, enquanto estivesse dentro do campo magnético daquela outra pessoa. Nunca mais sair do centro daquele espaço para as duras ruas anônimas. Nunca mais sair daquele colo quente que é ter uma face para outra pessoa que também tem uma face para você..."

(Caio F. A)

 "Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente."

Clarice Lispector

                   A amizade é um amor que Nunca morre.

Mário Quintana


"Olha, eu sei que o barco tá furado e sei que você também sabe, mas queria te dizer pra não parar de remar, porque te ver remando me dá vontade de não querer parar de remar também."

Caio Fernando Abreu


"Inventa a eternidade na simples comoção de olhar uma estrela. Basta que a olhes pela primeira vez, depois de a teres olhado inúmeras vezes. E, então, não precisarás de nenhum "Deus" que te ponha a mão no ombro e diga estou aqui. Uma estrela espera-te desde toda a eternidade. Procura-a. E vê se a não perdes durante a vida inteira. A tua estrela pode não estar no céu. Põe-na lá."


Vergilio Ferreira, in Pensar.




domingo, 14 de agosto de 2011


                                     FELIZ DIA DOS PAIS



"Ser pai é ser amigo, companheiro, compreensivo e confidente, é saber escutar com o coração aberto. É estender a mão, não só na alegria, mas, principalmente nas adversidades."

      

sexta-feira, 12 de agosto de 2011


"O bom de ter a fé ao alcance dos sonhos e da alma é que, 
se hoje não deu, amanhã tem mais: mais de mim, mais de nós, mais de tudo 
o que é vivo, de tudo o que é novo, de tudo o que esbarra em Deus 
e que a cada instante, sobre todas as coisas, deixa uns fios de esperança
preparando a próxima colheita, o próximo encontro.
Não existe nada mais acolhedor que a bonita certeza de que tudo passa só pra
nos fazer enxergar a tal vida com os olhos sinceros do coração, 
com os sentidos aguçados e com um amor reinventado que transforma tudo o que vê.

Só mesmo a beleza das coisas simples para nos salvar da frieza das coisas mornas."

Priscila Rôde

quinta-feira, 11 de agosto de 2011



              O segredo: cada não que eu recebi na vida
              entrou por um ouvido e saiu pelo outro.
              Não os colecionei.
              Não foram supervalorizados.
              Esperei, sem pressa, a hora do sim.
              O não é tão freqüente que chega a ser banal.
              O não é inútil, serve só para fragilizar nossa auto-estima.
              Já o sim é transformador.
              O sim muda a sua vida. Sim, aceito casar com você.
              Sim, você foi selecionado.
              Sim, vamos patrocinar sua peça.
              Quando não há o que detenha você,
              as coisas começam a acontecer, SIM.
 

              Martha Medeiros



 "Hoje, quero passar dos limites da aparência
e achar o que há de mais lindo no coração."

Caio .F.Abreu


             ...um dia, quando a ternura for a única regra da manhã,
                acordarei entre os teus braços,
                a tua pele será talvez demasiado bela,
                e a luz compreenderá a impossível compreensão do amor.
                Um dia, quando a chuva secar na memória, quando o inverno
                fôr tão distante, quando o frio responder devagar
                como a voz arrastada de um velho, estarei contigo e
                cantarão pássaros no parapeito da nossa janela, sim, cantarão
                pássaros, haverá flores, mas nada disso será culpa minha,
                porque eu acordarei nos teus braços e nao direi nem uma palavra,
                nem o princípio de uma palavra, para não estragar
                a perfeição da felicidade"


                José Luís Peixoto in "a criança em ruínas"

quarta-feira, 10 de agosto de 2011



"Coisas que caem do céu, mesmo boas, às vezes podem chegar num momento errado, podem não ser curtidas como deveriam por estar fora de lugar, fora de época: talvez você esteja ocupada demais com outras coisas para dar à surpresa o seu devido valor. Planejar a vida, ao contrário do que muitos pensam, não é uma forma de evitar emoção. É uma forma de deixar a porta aberta para que ela não precise arrombar você."

Martha Medeiros

segunda-feira, 8 de agosto de 2011



"Sobre cada dia ela se equilibrava nas pontas dos pés, sobre cada frágil dia que de um instante para outro poderia se partir e cair em escuridão. Mas ela milagrosamente o atravessava e exausta de alegria e cansaço chegava a dormir para o dia seguinte surpreendida recomeçar."

Clarice Lispector 

domingo, 7 de agosto de 2011



"Não grite sua dor aos quatro ventos, procure ajuda. Não exponha demais suas mazelas, respeite seu luto e o silêncio que vem junto. A vida é cíclica e tudo faz sentido, mesmo que demore muito.E não deixe nunca de confiar no seu poder de superação: é a maior dádiva que a Vida nos deu. A melhor fase ainda virá, acredite. Fale do seu íntimo com as pessoas certas e não banalize sua “esquizofrenia”: ninguém precisa acordar e ir dormir com o mesmo humor. E se achar que está enlouquecendo, experimente a loucura, pode até ser divertido. O tédio do mundo está na falta de cor das pessoas aparentemente “normais”, mas ele também precisa delas para funcionar. Ninguém é tão feliz o tempo todo e a vida não é linear assim: cinismo é diferente de otimismo. Seja alguém de verdade. E se deixe tocar pelas coisas que se comunicam com você lá dentro. Se não encontrar amparo do outro, dê-se. Não queira que sintam pena de você: não sentimos pena de quem admiramos. Reflita, reflita, agasalhe-se de bons pensamentos, funciona em algum momento."

Marla de Queiroz

sábado, 6 de agosto de 2011


"Algumas pessoas se destacam para nós (…) Não importa quando as encontramos no nosso caminho. Parece que estão na nossa vida desde sempre e que mesmo depois dela permanecerão conosco. É tão rico compartilhar a jornada com elas que nos surpreende lembrar de que houve um tempo em que ainda não sabíamos que existiam. É até possível que tenhamos sentido saudade mesmo antes de conhecê-las. O que sentimos vibra além dos papéis, das afinidades, da roupa de gente que usam. Transcende a forma. Remete à essência. Toca o que a gente não vê. O que não passa. O que é (…) Com elas, o coração da gente descansa. Nós nos sentimos em casa, descalços, vestidos de nós mesmos. O afeto flui com facilidade rara. Somos aceitos, amados, bem-vindos, quando o tempo é de sol e quando o tempo é de chuva. Na expressão das nossas virtudes e na revelação das nossas limitações. Com elas, experimentamos mais nitidamente a dádiva da troca nesse longo caminho de aprendizado do amor."
        Ana Jácomo

quinta-feira, 4 de agosto de 2011


                   "Sonha acordada e faz planos mirabolantes.
                    Inventa novas cores pra enfeitar o desenho,
                    que é sempre dos mais bonitos.
                    Espalha palavras doces pelo caminho
                    e espera que as letras sejam devoradas.
                    E são. Sempre são

                    Os corações têm fome de afeto."

                    (Briza Mulatinho)