Tem gente que se desculpa por tudo, até por existir. Gente que só pede desculpas por pura estratégia, para ganhar tempo, avançar no terreno do outro e ganhar a palavra final.
Mas tem gente que se arrepende do que fez, mais do que isso, gente que compreende suas próprias motivações e ações e percebe seus erros, passa a mão no telefone ou escreve um email dizendo:
olha, estive pensando, não foi legal quando fiz isso ou disse aquilo assim assado. Isso é digno!
Às vezes acabamos perdendo o amigo e a piada
porque passamos dos limites e achamos que o outro tem a obrigação de entender que tratava-se de uma brincadeira ou de um mau momento nosso, somente porque esse outro nos ama, é nosso amigo, pai ,mãe, irmão ou companheiro.
Não tem! O outro não tem obrigação de entender nada. Ele não está no mundo para atender nossas vontades, entender nossos erros, amansar nossas fomes, suscitar nossas crenças e nos doar afeto independentemente de.
Nem nós conseguimos aceitar alguns tropeços que damos, porque o outro teria que ter essa complacência?
Errar é humano, mas se desculpar é divino, no dicionário:
adj.1.De, ou proveniente de Deus.2. Encantador.Se desculpar é divino, proveniente de Deus, porque nos faz entender que existe algo além de nós: o sentimento do outro, por exemplo.
Pedir desculpas não é se rebaixar, é admitir que erramos e que o outro existe. É uma arte!
Às vezes é preciso tempo! Só mesmo o tempo consegue nos mostrar que estávamos equivocados. Não importa. Não importa se passou um ano, dez anos, cinco meses: sempre é tempo de pedir desculpas! Quando o tempo passa, tendemos a pensar: 'já faz tanto tempo, para que mexer nisso'? E acabamos não nos desculpando. Grande erro! Grande erro porque acabamos não esquecendo a falha cometida - ela fica ali zunindo o tempo todo em nossa mente e não sabemos se o outro ficou de fato machucado.
Pedir desculpas faz bem para quem escuta e para quem fala. Alivia. Desanuvia. Em alguns casos, pode ser um recomeço. E o melhor de tudo? Não tem efeito colateral!
Experimente!